quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Resenha: Manuscritos do Mar Morto - Adam Blake - Editora Novo Conceito



Manuscritos do Mar Morto
Autor: Adam Blake
Série: Leo Tillman & Heather
Editora: Novo Conceito
Categoria: Suspense / Ficção
ISBN: 978-85-8163-274-2
480 Páginas
1º Edição – 2013


Sinopse


A ambiciosa policial Heather Kennedy está em seu trabalho mais difícil: seus métodos de investigação são criticados e ela está sendo assediada por colegas rancorosos porque não lhes dá atenção.
Até que lhe é atribuída o que parece ser uma investigação de rotina, sobre a morte acidental de um professor da Faculdade Prince Regent, mas a autópsia deste caso volta com algumas descobertas incomuns: o inquérito vincula a morte deste professor às de outros historiadores que trabalharam juntos em um obscuro projeto sobre um manuscrito do início da Era Cristã.
Em seu escritório, Kennedy segue com sua investigação e logo se preocupa com o rumo para onde está sendo levada. Mas ela não está sozinha em sua apreensão. O ex-mercenário Leo Tillman — seu futuro parceiro — também tem angustiantes informações sobre estes crimes. E sobre a misteriosa organização mundial a que os crimes se relacionam... Escondido entre os pergaminhos do Mar Morto, um códice mortal pretende desvendar os segredos que envolvem a morte de Jesus Cristo. 
Entre um terrível acidente de avião no deserto americano, um brutal assassinato na Universidade de Londres e uma cidade-fantasma no México, Manuscritos do Mar Morto é o mais emocionante thriller desde O código Da Vinci.


Minhas Impressões


Será que existe alguma coisa no mundo capaz de mudar radicalmente a vida de uma pessoa? E talvez do mundo? Será que existe algo que nem sequer sabíamos que existia e quando descobrimos o que é transforma nossa vida, e provavelmente a de muitos em um antes e depois de ter esse conhecimento? Para muitas e muitas pessoas esse conhecimento existe, e essas pessoas estão em busca dele. Muitos dedicam uma vida inteira nessa "missão". Mas o que é esse conhecimento? Bem, se soubéssemos não estaríamos mais preocupados em procurá-lo. Seríamos os donos do conhecimento e já teríamos mudado a nossa vida e talvez a de muita gente. 

Um detalhe interessante é que os grandes segredos da humanidade geralmente são associados com algo místico, religioso, algo que envolve a fé. Já tivemos a vinda de alguns "Messias" no mundo como Jesus Cristo, Maomé, e outros não tão conhecidos. Os judeus esperam até hoje por aquele que provavelmente mudará o destino deles e de toda a humanidade. Difícil vai ser identificar esse "Messias". Jesus Cristo é o único até hoje considerado um verdadeiro "Messias" e através dele foi criada a maior religião de toda a humanidade. O problema é que todo esse conhecimento levou muitos anos para vir a público, mas com certeza ainda é capaz de mudar a vida de muita gente. 

Já foi comentado algumas vezes que um livro é capaz de mudar radicalmente a vida de uma pessoa. Um livro que ganhou fama com isso é "O Apanhador no Campo de Centeio" de J. D. Sallinger, muitos adolescentes que leram esse livro o tem como o grande livro de suas vidas. A história do adolescente Holden Caulfield, prestes a entrar na fase adulta e com mais angústias e dúvidas do que respostas se tornou um ícone da rebeldia. 

Um livro resenhado recentemente nesse blog, "A Livraria 24hs do Mr. Penumbra" mostra um pouco dessa busca pelo conhecimento. Um designer e programador tenta, através da alta tecnologia, desvendar um código misterioso escondido em diversos livros escritos há séculos e que uma espécie de seita também tenta decifrar, o livro gira em torno do uso de poderosos computadores para desvendar o código e descobrir um grande segredo. Não podemos dizer aqui o que e se foi descoberto alguma coisa, mas obviamente se tivessem descoberto algum importante segredo talvez não estivesse aqui resenhando livros. O grande problema é que o que é importante para umas pessoas não é importante para outras, então parece muito difícil descobrir qual o grande conhecimento que mudará nossas vidas quando estivermos frente a frente com ele. 

Este livro tenta mostrar esse grande segredo. Investigando um caso de morte que a principio não queria pegar, a detetive londrina Heather Kennedy e seu novo parceiro Chris Harper acabam descobrindo outras mortes em comum. O professor Stuart Barlow aparentemente morreu em circunstância classificada por uma preliminar investigação como acidente. Por conta disso, e para colocar Kennedy na geladeira, seu superior a incumbe de terminar a investigação mal finalizada. Com o pouco de pistas que tinha Kennedy começa a descobrir, juntamente com Harper que a morte do professor tem prováveis conexões com a morte de outros historiadores e que há outros mistérios e segredos perigosos. Ainda tem o aparecimento de um homem misterioso que, apesar de ajudar Kennedy em uma situação de perigo, ela precisa descobrir se é amigo ou inimigo. 

Kennedy é uma policial solitária, vive com seu pai, que sofre de Alzheimer e de vez em quando tem a ajuda de uma garota que fica com o pai enquanto ela trabalha. Devido a um problema que teve em um dos casos que atendeu, é rejeitada pelos colegas e até pelos superiores, e não se importa muito em resolver a situação, tenta não demonstrar fraqueza e conduz seu trabalho com mão de ferro. Um fato curioso é que Kennedy é homossexual, tem até certa atração por Izzy, acompanhante do seu pai, que ainda por cima trabalha com disque-sexo. Não se sabe se os colegas percebem e a hostilizam por isso, mas aparentemente também desconfiam, afinal, por mais que o assunto tenha se tornado mais comum, a homossexualidade ainda é tabu nas forças policiais, não tanto em relação às mulheres, mas principalmente em relação aos homens. Leo Tillmann, o homem misterioso está mais ligado ao caso do que se imagina, ele e toda a família, que desapareceu misteriosamente. Tillmann é um ex-mercenário, cujo único propósito na vida é descobrir o paradeiro da família, sua mulher Rebecca e seus filhos Jud, Seth, e Grace, que não por acaso tem nomes bíblicos. 

Muitas histórias, livros e filmes já foram feitos com o tema do mistério, do segredo guardado geralmente por uma seita ao longo dos séculos. Segredos que escondem principalmente tesouros, mas também informações que podem alterar o curso de algum acontecimento importante. Talvez o mais famoso atualmente seja "O Código da Vinci", que por acaso é editado por uma editora parceira. Assim como os “Manuscritos” refere-se ao período em que viveu Jesus Cristo e nos leva a muitos lugares simbólicos do Cristianismo na Europa, cada qual com seu segredo. No livro de Adam Blake vamos do Arizona nos Estados Unidos para Londres, para Magas na Inguchéchia, um lugar quase desconhecido para nós, terminando na Cidade do México. Vários personagens, com destaque para o xerife de Peason, Webster Gayle ajudam na intrincada e complexa investigação com muito suspense e situações de tensão. 

Os chamados “Manuscritos do Mar Morto” é uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século. Foram achados por acaso em vasos escondidos em cavernas na região de Qumran. Parece que todos concordam que foram achados por camponeses, mas o modo como foram encontrados já está virando lenda, pois há mais de uma versão dos fatos, só essa historia já renderia um bom livro, isto se ele já não foi escrito. A região de Qumran fica em Israel e Cisjordânia, na parte noroeste do Mar Morto, um dos lugares mais religiosos do mundo. Supõe-se que a própria comunidade de Qumran na época esperava a vinda de um Messias. 

Nao se tem idéia ainda da quantidade de informações que seria possível extrair dos manuscritos, além da tradução ser muito difícil por conta da língua usada na época, muitos textos estão ilegíveis ou danificados, várias partes dos manuscritos estão rasgadas, muito trabalho ainda terá que ser feito e não se sabe se o trabalho um dia será concluído, ou seja, há mais dúvidas do que certezas. Por conta disso temos aqueles que acham que decifrar os manuscritos trará à tona informações importantes, informações que poderão, de alguma forma, mudar a vida de muitas e muitas pessoas, e há aqueles que acham que essas informações realmente são importantes, realmente trarão mudanças, mas que principalmente acham que o melhor é mantê-las em segredo, e alguns estão dispostos até mesmo a sacrificar a própria vida para que o segredo permaneça assim. 

Nossa missão é continuar em busca desses segredos, desses mistérios e conhecimentos nos diversos livros que temos pra ler.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas