quarta-feira, 8 de junho de 2016

Resenha: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick - Editora Intrínseca






O Lado Bom da Vida
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Categoria: Romance
ISBN: 9788580572773
256 Páginas
1º Edição – 2013



Sinopse

Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. 

Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.






Aaaaaaaaaah, o amor... Nada como esse sentimento para deixar nossas vidas mais movimentadas. E, em alguns casos, a intensidade é tanta que o amor nos transforma, fazendo de nós pessoas melhores, capazes de superar fantasmas do passado e não deixar que eles nos aflijam mais. Parece fantasioso, não é? Mas O Lado Bom da Vida nos ensina que esta realidade pode não ser tão distante assim.

A história do livro gira em torno de Pat Peoples, um professor de história que foi internado em um hospício durante anos; ele possui transtorno bipolar e perdeu a noção de tempo, acreditando que está lá apenas há alguns meses. Ele é liberado e vai morar com sua gentil mãe e seu antipático pai. Seu objetivo de vida passa a ser um: se tornar uma pessoa melhor para sua esposa Nikki, que ele não vê desde que entrou no que ele chama de “lugar ruim”.

No decorrer do livro, Pat demonstra ter uma devoção (por vezes irritante) à esposa, e inicia uma jornada fazendo tudo o que ele pensa que Nikki gostaria que ele fizesse: exercícios físicos, ler livros, ser mais gentil. Dois personagens surgem e se tornam fundamentais na vida de Pat: Dr. Patel, seu terapeuta, e Tiffany, uma jovem viúva que lhe é apresentada por seu melhor amigo Ronnie e sua esposa Veronica (de quem Tiffany é cunhada). Entretanto, ao descobrir as razões que o levaram a estar em sua situação atual, Pat descobre que sua busca pelo tão sonhado final feliz pode acontecer – mas não da maneira como ele imaginava.




Em seu primeiro livro, Matthew Quick se mostra um escritor de mão cheia. Criou uma história de romance sem cair no lugar comum do gênero, surpreendendo o leitor; sua escrita é leve e até despretensiosa, o que torna fácil o leitor se conectar com a história. Os personagens são bem construídos e profundos, até mesmo Nikki – que não possui “presença física” no livro. A maneira que as relações de Pat com seus próximos é construída é brilhante e bizarra – principalmente com o pai e com Tiffany. Temas como o amor ao esporte e transtornos mentais são muito bem trabalhados, coroando tudo com um final inesperado – porém desejado por qualquer um que mergulhar nessa história.

O Lado Bom da Vida é para aqueles que acreditam que o amor é intensidade: alegria, tristezas, raiva, insanidade, transformação; pois como diz o nosso herói Pat:

Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e lembro de continuar tentando”. - P. 20



Até a próxima resenha!




0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas