terça-feira, 16 de agosto de 2016

Resenha: Noite Sobre as Águas - Ken Follett - Editora Arqueiro




Noite Sobre as Águas
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Categoria: Suspense
ISBN: 9788580415636
432 Páginas
1º Edição – 2016


Sinopse

Em 1939, com a guerra a acabar de ser declarada, um grupo de pessoas privilegiadas embarca no mais luxuoso avião de sempre, o Pan American Clipper, com destino a Nova Iorque: um aristocrata britânico, um cientista alemão, um assassino e a sua escolta, uma jovem em fuga do marido e um ladrão encantador, mas sem escrúpulos. Durante trinta horas, não há escapatória possível desse palácio voador. Sobre o Atlântico, a tensão vai crescendo até finalmente explodir num clímax dramático e perigoso.





 

É em meio a um dos conflitos bélicos mais trágicos da história humana que a trama do livro se desenvolve. Junto aos temores pelas futuras consequências da Segunda Guerra Mundial, os personagens possuem outra motivação para se distanciarem da Europa: os dramas pessoais vividos por cada um no passado. Ao se juntarem a bordo de um verdadeiro Titanic aéreo, eles irão viver uma experiência luxuosa e inesquecível.
O livro começa com a introdução de alguns dos personagens principais, com os outros aparecendo ao longo da história, juntamente com os motivos que os levaram a se distanciar de suas origens e buscar um novo destino nos Estados Unidos. A construção deles é muito bem feita, sem pontas soltas. É impossível não ficar curioso com Luther, emocionado com Diana, apaixonado por Margaret e se divertir com Harry. Estes, juntamente com os outros que viajam no avião, não imaginam que suas vidas serão mudadas pela força do passado e por um perigo iminente à bordo.

Esse foi o primeiro livro que li do autor Ken Follett, e posso dizer que fiquei bastante impressionado. Sua maneira de construir a narrativa é concisa e evolutiva, recheada de tensão nos momentos certos, e muitas descrições – por vezes exageradas, mas não a ponto de fazer o leitor se afastar da história. É interessante a forma como ele consegue preencher sua trama com conceitos e acontecimentos históricos – nazismo, totalitarismo, Segunda Guerra, além de uma curiosidade: o modelo do avião onde se passa a história realmente existiu!

Outro assunto tratado, embora com sutileza, é a força feminina. Personagens como Margaret e Diana são uma verdadeira afronta, dentro do contexto apresentado, ao que se espera de uma mulher no início do século XXI; elas buscam um novo destino onde serão as protagonistas de suas próprias vidas.

Assim, indico Noite Sobre as Águas não apenas para os apreciadores de suspense e fatos históricos, mas para todos aqueles que apreciam uma excelente história. Uma trama sobre mudanças de vida... Mesmo que não sejam por sua própria escolha.


Até a próxima resenha!




0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas