segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Resenha: Não se apega, não - Isabela Freitas - Editora Intrínseca


Não se apega, não
Autora: Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
Categoria: Romance/ Literatura Brasileira
ISBN: 9788580575330
Páginas: 256
1ª Edição: 2014

Sinopse

Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.

Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.

Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.

Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico.





“Desapegar; remover da sua vida toda e qualquer coisa que te atrase, reprima e torne o seu coração pesado.” – Página 249.


Sabe aquele livro que você enrolou por muito tempo para ler e quando finalmente resolveu, simplesmente não conseguiu absorver nada? Sente que não tá no clima, que aquele não é o momento e daí desiste? Pois foi exatamente isso que aconteceu comigo. Entretanto, o que eu menos imaginei é que depois de mais de um ano e após muito relutar e pensar que aquele livro não se aplicava em minha vida, ou não foi feito para mim, eis que resolvo colocar tudo isso de lado e dar mais uma chance. Tudo que posso dizer? Foi a melhor segunda chance da minha vida.
Em primeiro lugar, o livro ao contrário do que muitos pensam ou dizem, não é um livro de autoajuda. NÃO! Na obra, somos apresentados à narrativa em primeira pessoa da personagem Isabela, foi nesse ponto que assim como muitos que estão lendo essa resenha me questionei “Mas a autora não se chama Isabela?” e a resposta é sim, porém o livro apesar de possuir histórias da vida da autora, nos apresenta a uma personagem que vai reunir lembranças, acontecimentos e especialmente conselhos que nos levam a refletir sobre os nossos relacionamentos no geral de uma maneira um tanto única. A Isabela que conhecemos é sim baseada na escritora, porém ela também possui suas peculiaridades e diferenças como qualquer outro personagem e foi daí que a autora já soube me encantar de cara e me segurar pelo braço nessa jornada que topei embarcar.


Assim, a Isabela que acabou de terminar um longo e sufocante relacionamento nos mostra suas percepções, sensações e até mesmo suas inseguranças, que são de bastante utilidade para que nós leitores possamos analisar nossos próprios sentimentos. Como por exemplo, será mesmo que todos possuem aquela única pessoa especial que vai mudar nossas vidas para sempre? A chamada metade da laranja, ou será que realmente precisamos estar com outras pessoas para sermos felizes? Depositar a tarefa de nos fazer feliz em outras pessoas. Nesse sentido, a garota de apenas 22 anos nos guia com ensinamentos sábios de amor próprio, compaixão, humildade, perseguição de sonhos, amizade e diversas outras reflexões que são capazes de nos fazer perceber o quão dificultamos as coisas por muitas vezes.

Dessa forma, “Não se apega, não” é definitivamente um livro que indico a qualquer pessoa que deseja buscar reflexões sobre si mesma, a qualquer um que sente a necessidade de ser feliz e acha que para isso é necessário sempre ter alguém, ou para aqueles que sempre vivem a espera da pessoa perfeita ou da única pessoa capaz de fazê-la feliz, os seus tão sonhados  príncipes e princesas encantados e porque não para aqueles que encontram-se desiludidos ou feridos por relacionamentos ruins (ou que terminaram de maneira ruim). Enfim, um livro indicados para todos que desejam refletir um pouco sobre seus relacionamentos no geral.




Então é isso, pessoal! Espero que deem uma chance ao que esse livro tem a ensinar e até a próxima!!



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas